ISP

Internet Service Provider, ou seja, Provedor de Serviço Internet.

São instituições que se conectam à Internet com o objetivo de fornecer serviços a ela relacionados, que em função do serviço podem ser classificados como:

Provedores de Backbone Internet
São instituições que constróem e administram backbones de longo alcance, com o objetivo de fornecer acesso à Internet para redes locais, através de Pontos de Presença; a RNP é um exemplo desse tipo de provedor, com seu backbone Internet/BR.
Provedores de Acesso Internet
São instituições que se conectam à Internet via um ou mais acessos dedicados e disponibilizam acesso a terceiros a partir de suas instalações; esses acessos dedicados normalmente são a um Provedor de Backbone, ou mesmo a outro Provedor de Acesso de maior porte, e a disponibilização a terceiros pode ser feita através de uma ou mais das formas de acesso especificadas anteriormente.
Provedores de Informação Internet
São instituições que disponibilizam informação através da Internet. O seu acesso à Internet é também do tipo dedicado, em geral a um Provedor de Acesso, e as informações são disponibilizadas através de programas servidores tais como FTP, Gopher e WWW, podendo estar organizados em bases de dados locais ou distribuídas pela Internet.

Não há consenso a respeito dessa classificação acima, pois em muitos casos é difícil se enquadrar uma instituição em uma delas apenas, por exemplo quando um Provedor de Informação disponibiliza acesso via linha discada aos seus clientes, caracterizando-se também como Provedor de Acesso.

Nos Estados Unidos o termo ISP é usado de forma geral para denominar o que acima classificamos como Provedores de Acesso, sendo em alguns casos também usado para provedores que se aproximam em porte aos classificados aqui como Provedores de Backbone.